Corpo de Bombeiros realiza formatura da 8ª Turma de Bombeiros Mirins do Juruá

Publicado em 05/12/2017 - 15:22

(Foto: Onofre Brito)

Uma solenidade no Teatro dos Náuas no final da tarde da última sexta-feira (01) marcou a formatura da 8ª Turma de Bombeiros Mirins, projeto do Corpo de Bombeiros do Acre iniciado em Cruzeiro do Sul em 2010 que já contempla 1.500 adolescentes no Estado e proporciona aos adolescentes noções de cidadania num trabalho preventivo contra a violência, a criminalidade e o uso de drogas.

Na 8ª Edição do Projeto Bombeiro Mirim em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima foram atendidos 160 adolescentes que receberam noções básicas e treinamento de natação utilitária, noções de mergulho, salvamento em poço, rapel, incêndio florestal, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, palestras e acampamento de selva, além de curso da língua Espanhol e participação nos programas Viver Ciência e Quero Paz.

Na formatura desta sexta-feira participaram 120 jovens de Cruzeiro do Sul e 40 de Mâncio Lima – alunos das escolas públicas – que estiveram sob a coordenação das Soldados BM Taíla e Taís que desenvolveram os treinamentos e capacitações com apoio de militares do 4º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF),comandado pelo Capitão BM Rômulo Barros.

(Foto: Onofre Brito)

Os Bombeiros Mirins fizeram uma apresentação de guarda unida e uma bela encenação na execução do Hino do Acre e depois do juramento receberam seus diplomas das autoridades presentes. O comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Acre, Coronel BM Batista, destacou que o projeto Bombeiro Mirim atende 1.500 adolescentes em todo o Estado e agradeceu a confiança dos pais e mães e os profissionais do 4º BEPCIF.

(Foto: Onofre Brito)

“Iniciamos esse projeto em Cruzeiro do Sul em 2010 com pouco mais de 40 jovens. Com o apoio do governador Tião Viana agora já está implantado em todo o Estado e atende 1.500 jovens. Vamos aumentar ainda mais esse projeto porque ele garante um aprimoramento e um aprendizado que vai valer para toda vida deles e também beneficia os seus familiares. São conhecimentos que salvam”, disse.

(Foto: Onofre Brito)

Ao afirmar que os conhecimentos repassados aos bombeiros mirins podem salvar vidas o comandante Geral destacou que no mês de Julho deste ano em Brasileia, no bairro José Braúna, o bombeiro mirim Willian Vitório Frotas, 12 anos, se viu numa situação delicada de sua vida e teve que socorrer o irmão de oito meses que se engasgou com próprio alojo no momento que acabava de ser alimentado pela avó que estava desesperada.

(Foto: Onofre Brito)

Vitorio, então, colocou em prática parte dos conhecimentos de primeiros socorros recebidos durante a formação para salvar a vida do irmão e conseguiu tirar a secreção do nariz dele que voltou a respirar. Outro salvamento que o pequeno bombeiro mirim pode se orgulhar foi realizado na Bolívia quando ele fez o resgate de uma criança que estava se afogando na piscina e representou um momento de superação para Vitório que antes da formação não sabia nadar.

O Secretário de Segurança do Estado, Emylson Amorim, prestigiou a solenidade no Teatro dos Náuas e destacou que o Projeto Bombeiro Mirim é preventivo contra a violência e a criminalidade e também o uso de drogas e o governo do Estado e o Corpo de Bombeiros tem o projeto como prioridade e um grande passo para a cultura de paz da juventude e que os alunos que participaram multiplicarão os ensinamentos aprendidos.

(Foto: Onofre Brito)

“O governo do Estado com esse projeto está plantando para colher mais na frente para que não se tenha que prender e cuidando da vida de jovens e adolescentes para que levem a mensagem do Bombeiro Mirim para tantos outros. O que eles aprenderam vão ser multiplicadores e alimenta também seus sonhos de profissional porque muitos deles vão seguir carreira utilizando os valores éticos e morais introjetados nos treinamentos que serão úteis para suas vidas e para salvar outras como já aconteceu”, avaliou o secretário.

No encerramento da solenidade os Bombeiros Mirins participaram do tradicional “batizado de água” uma homenagem do Corpo de Bombeiros aos adolescentes que concluíram o projeto.

(Foto: Onofre Brito)

 Por Elson costa

Comentários