Expoacre tem noite de inovação e tecnologia

Publicado em 01/08/2017 - 02:03

Protocolo foi assinado na última noite de Expoacre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com a visão voltada para o futuro das novas profissões e cidades inteligentes, a união do  governo do Estado, Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresa do Acre (Sebrae) e prefeitura de Rio Branco com outras instituições da sociedade está promovendo um grande avanço nas ações de inovação e tecnologia.

Na última noite de Expoacre, neste domingo, 30, este grupo assinou o Protocolo de Intenções para a implementação do Ponto Digital em Rio Branco. O espaço será um meio de convergência entre as instituições para promover o desenvolvimento de produtos e processos, troca de experiências exitosas e a materialização de boas práticas para o estado.

A vice-governadora Nazareth Araújo falou da importância desse novo passo para o aprimoramento do trabalho tecnológico. “Estamos aqui assinando a convergência de nossos sonhos. É a união das pessoas que faz acontecer algo diferente”, afirmou Nazareth, pontuando que a Expoacre do futuro trará cada vez mais uma economia com alternativas de inovação.

O espaço já tem local definido, será na nova sede do Sebrae Acre, que está em construção na Avenida Ceará, em Rio Branco. “A ideia é que a o Sebrae seja esse ponto de união de todos que apoiam o desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Mâncio Lima Cordeiro.

Acre terá Ponto Digital para inovação tecnológica (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A capital do estado está cada vez mais se tornando uma cidade apta para o desenvolvimento dessas novas ideias para o trabalho contemporâneo. O prefeito Marcus Alexandre lembrou os avanços que estão sendo feitos na infraestrutura, além do apoio para ações voltadas à inovação. “Rio Branco passou de cinco quilômetros de fibra ótica para vinte e cinco quilômetros, e vamos chegar a trinta e um. Isso é um fator importante para empresas e estudos”, falou o prefeito.

O protocolo contou com a participação e apoio de parlamentares acreanos, como o deputado federal Raimundo Angelim e o senador Jorge Viana, que também é membro titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática e Relator da Política de Avaliação da Banda Larga do Brasil no Senado. “Se eu contar em Brasília que no Acre conseguimos reunir essas instituições, ninguém acredita. Isso não ocorre Brasil afora”, afirmou Jorge Viana.

Hackathon cidades inteligentes

Logo após a assinatura do protocolo, ocorreu a finalização do Hackathon Smart Cities – cidades inteligentes, que começou na última sexta-feira, 28. Cerca de 50 programadores divididos entre designers, desenvolvedores e negociadores passaram 48 horas desenvolvendo mecanismos tecnológicos na contribuição de setores ligados à infraestrutura urbana, para assim tornar a cidade mais eficiência e com maior qualidade de vida.

Hackathon terá trabalhos voltados para melhoria de Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O evento é uma realização do governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco, Sebrae e Buscar Peças, com apoio da Uninorte, Casa Urbana, Connect Bem e The Place e teve seus trabalhos julgados neste domingo.

No final das apresentações, foram escolhidos os finalistas, que vão receber cinco bolsas universitárias para pós-graduação, além de premiação em dinheiro. “O que o governo do Estado e parceiros realmente querem, é que os produtos que saem daqui, possam ser trabalhados para tornar Rio Branco uma cidade inteligente”, afirma Renata Souza, titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

Comentários