Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, assinou termo de adesão às boas práticas sustentáveis durante a Feira Viver Ciência Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

ifac, meio ambiente, pacto sustentável, Sema, sustentabilidade, Viver Ciência Juruá

Publicado em 30/11/2016 - 00:27

Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, assinou termo de adesão às boas práticas sustentáveis durante a Feira Viver Ciência Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, assinou termo de adesão às boas práticas sustentáveis durante a Feira Viver Ciência Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

Durante a abertura da primeira edição da mostra Viver Ciência Juruá, realizada na manhã desta terça-feira, 29, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) assinaram o Termo de Adesão às Boas Práticas Sustentáveis na Administração Pública.

No documento, as duas instituições estabelecem parceria para implementar o Programa Nacional “Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P’’ como estratégia de promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nas organizações públicas.

Entre as metas a serem cumpridas estão: a redução do uso de copo descartáveis, por meio da adoção de squeezes personalizados do Ifac, realização da campanha “Adote um Copo” para servidores e alunos da instituição e redução de 20% do uso de papel como forma de evitar o desperdício. Além da implantação da classificação correta dos resíduos (papéis, plásticos, alumínios, orgânicos e outros), implantação de pontos de coleta de pilhas e pequenas baterias no campus do Ifac, redução de 0,5% do consumo de energia elétrica e a realização de eventos internos de sensibilização para as práticas sustentáveis que envolvam pelo menos 60% dos servidores, visando a compreensão quanto ao uso consciente de energia, água e gerenciamento dos resíduos sólidos.

“São atitudes que cada servidor público pode tomar para minimizar os impactos ao meio ambiente. E também saber que o uso dos recursos naturais tem um limite, uma finitude. Então o objetivo do programa é que cada indivíduo tenha atitudes ecologicamente corretas em relação ao meio ambiente”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus.

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, a instituição vai seguir o modelo de boas práticas sustentáveis já adotado pelo governo do Estado. “Espero que nossa equipe se dedique no cumprimento dessas metas e que o exemplo dado pela Secretaria de Meio Ambiente seja um incentivo para que pratiquemos o consumo consciente dos nossos recursos naturais”, comentou a gestora.

Viver Ciência Juruá

A Viver Ciência é uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com o objetivo de valorizar as ações de pesquisas e inovações do ensino público acreano.

A mostra, que chega pela primeira vez à região do Vale do Juruá, reuniu cerca de 300 pessoas na abertura.

Entre as atividades, está confirmada a apresentação de 20 projetos científicos, 24 oficinas e 38 atividades artísticas no palco cultural, além de minicursos, edições do papo jovem, experimentos de ciência do cotidiano, palestras, exposição científica e demonstração de robótica educacional.

O planetário da SEE está instalado dentro do campus do Ifac, para observação astronômica. A feira é aberta a toda a comunidade e se encerra nesta terça-feira, 30, às 17h30.

Por Ludmilla Santos
Fonte agencia.ac.gov.br

Comentários