Marcus Alexandre apresenta novo cronograma das obras do Shopping Popular

Publicado em 03/04/2018 - 03:40

O prefeito Marcus Alexandre visitou nesta segunda-feira, 02, o Terminal Urbano de Rio Branco e em seguida se dirigiu para o canteiro de obras da construção do Shopping Popular de Rio Branco, onde junto com lideranças políticas e comunitárias, apresentou o novo cronograma que marca a retomada em definitivo das obras. O prefeito chegou ao Terminal ainda de madrugada, às 5h30, conversou com trabalhadores do sistema de transporte coletivo, cumprimentou usuários, feirantes e camelôs que atuam no Calçadão da Benjamin Constant.
O novo cronograma está completamente pronto e prevê em onze meses a conclusão das obras, as quais sofreram interrupções por conta principalmente das constantes mudanças na cúpula do Governo Federal: desde que foi iniciado, o projeto passou pelas mãos de cinco ministros, gerando circunstâncias políticas que terminaram por prejudicar o cronograma. No entanto, a atuação do senador Jorge Viana foi preponderante para a garantia de recursos que pagam contas atrasadas e permitem a retomada das obras. Além dessa verba, a Prefeitura de Rio Branco tem tomado empréstimo na Caixa Econômica Federal e, se for necessário, lançará mão desse crédito para manter o cronograma apresentado aos camelôs e feirantes de Rio Branco. “Se o Ministério não liberar o recurso temos o crédito da Caixa Econômica”, informou Marcus Alexandre, lembrando que o pedido de financiamento foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Rio Branco e só está possibilitado pela elevada capacidade de pagamento da Prefeitura, que ganhou este ano nota 10 do Tesouro Nacional nesse quesito.
O Shopping Popular contempla cerca de 450 boxes alocados em três andares do edifício anexo ao Terminal Urbano. São 165 boxes no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins. O empreendimento vem sendo erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam no calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping. Acompanhado do senador Jorge Viana e dos vereadores Juruna, Rodrigo Forneck e Pastor Manuel Marcos, este presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, além do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Ney Amorim, o prefeito Marcus Alexandre apresentou as informações mais atualizadas acerca da obra. Um dado importante é que, no geral, 48% do projeto já foi concluído, mas alguns pontos, como a infraestrutura e superestrutura, tem, respectivamente, 92,53% e 93,63% prontos.
O vereador Juruna, que também é vice-presidente do Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco (SINCAFE), lembrou que 5.000 pessoas vão se beneficiar diretamente do Shopping Popular.
Uma obra de grande significado, um sonho para milhares de famílias
Um dos grandes responsáveis pela urbanização na região do Calçadão da Benjamim Constant, o senador Jorge Viana comemorou o novo cronograma. “Eu sei o que significa este shopping para as famílias daqui”, disse o parlamentar ao fazer um retrospecto das ações que desenvolveu em favor dos camelôs no tempo em que foi prefeito, governador e agora como senador.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Manuel Marcos, o Shopping Popular tem múltiplos significados, mas principalmente concretiza sonhos. “É uma obra que todos estão esperando. Não é um sonho só do prefeito, mas de todos nós”, afirmou o Manuel Marcos.
Também incentivador do projeto, o deputado Ney Amorim visitou o Shopping Popular pela 3ª vez e se entusiasmou com o que viu: “que obra bonita!”, disse ele, aproveitando para enaltecer o trabalho do vereador Juruna, do prefeito Marcus Alexandre e do senador Jorge Viana.
Comissão de Transparência garante rigor na execução da obra
Logo no início do projeto, em 2013, o prefeito Marcus Alexandre instituiu a Comissão de Transparência, um colegiado multidisciplinar que acompanha, de modo criterioso, todo o processo burocrático e a execução das obras. Entre muitos outros, participam do grupo os comerciantes, camelôs e a Câmara de Vereadores. Além de garantir mais clientes para os empresários, o Shopping Popular também deverá se tornar uma referência para o turista em relação ao artesanato, alimentação e vestuário regional, podendo criar até mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos. Há muita complexidade na execução da obra, daí a importância da Comissão de Transparência.
 Da Assessoria

Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Comentários