Mutirão de Atendimento marca início de funcionamento de Unidade de Saúde do Mutambo, na entrada do Quixadá

Publicado em 03/04/2018 - 03:36

A Unidade Básica de Saúde Francisco Carneiro de Lima – “Tio Chico”, no Residencial Mutambo, na Regional São Francisco, localizado bem na entrada da estrada do Quixadá, começou a funcionar nesta segunda-feira, 02, com um mutirão de atendimento para a população, com cinco médicos, entre clínicos, ginecologista e pediatra, além de dois dentistas. As mulheres que foram ao local também tiveram acesso ao exame de ultrassonografia.
Além do dentista atendendo dentro da unidade, outro também realiza atendimento no ônibus odontológico estacionado ao lado da UBS. Exames, vacinas, aferições e medicamentos também estão à disposição da comunidade.
A autônoma Raquel Holanda e a filha dela, Rayane Holanda, aproveitaram a oportunidade para se consultarem com o ginecologista e elogiaram a ação. “Não é muito fácil achar uma chance dessas de nós duas juntas sermos atendidas. Vamos ainda ao clínico e ao dentista”, contou a mãe. Giovana Souza levou as duas filhas, de 8 e 2 anos de idade, para a médica pediatra. “É tudo de bom uma pediatra assim atendendo quase ao lado da minha casa”. Já Antônia Maria levou o filho para fazer restauração e extração dentária. “Eu estava torcendo por esta inauguração e trouxe logo ele para o dentista”.
O ônibus com consultório odontológico vai permanecer na unidade de saúde até a próxima quinta-feira, 05. Já o atendimento com os médicos especialistas em ginecologia e pediatria foi realizado apenas nesta segunda-feira.
27 ª UBS da gestão de Marcus Alexandre
A UBS do Mutambo é a vigésima sétima entregue pelo prefeito Marcus Alexandre, que acabou com o funcionamento de unidades de saúde em imóveis alugados.
De porte I, a unidade, que é parte do segmento da URAP São Francisco, conta com uma equipe médica, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e dentista. A capacidade de atendimento é de 4.000 pessoas da região do Mutambo, Quixadá, Angico I e II, Nova Eldorado I e II e Boa Água. Além da zona urbana, a unidade também vai garantir atendimento para pessoas da zona rural, como o Quixadá e Panorama.
A UBS possui consultórios, sala de recepção com circuito interno de segurança com câmeras, sala de vacina, sala de procedimentos e curativos, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, além de farmácia, para distribuição de medicamentos e sala de reunião.
Na Unidade serão executados os serviços de: consulta médica, consulta de enfermagem, planejamento familiar, acompanhamento pré-natal, coleta de PCCU, puericultura (acompanhamento das crianças), visita domiciliar, acompanhamento dos Programas de: hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose, leishmaniose, saúde do homem, saúde do idoso, tabagismo, saúde da mulher, criança e adolescente, DST/AIDS, saúde da população negra, saúde do trabalhador; odontologia; imunização; dispensação de medicamentos básicos; e procedimentos de enfermagem (curativo, nebulização, aplicação de medicamentos, verificação de pressão e glicemia capilar). Ações Educativas: palestras, oficinas, grupos de gestante, idosos, adolescentes. Ações de Vigilância em Saúde com notificação de doenças, acompanhamento de casos, busca ativa e prevenção.
Especialistas voltam em maio
A secretária Adjunta de Saúde de Rio Branco, Jesuíta Arruda, destaca que no mês de maio, os profissionais médicos ginecologista e pediatra voltarão a atender na UBS Mutambo por meio do programa Cuidar Mais.
Pelo programa, os especialistas fazem circuito em todas as unidades de saúde da capital, atendendo no dia cerca de 16 pacientes. Quatro ginecologistas e quatro pediatras atendem por meio do programa Cuidar Mais, que tem sede na Policlínica Barral Y Barral. As consultas são agendadas nas unidades de saúde pelos clínicos gerais ou pelos enfermeiros.
“No caso do clínico não poder resolver os problemas, os agendamentos com os especialistas são feitos e os médicos vão uma vez por mês e atendem o dia inteiro, o que tem diminuído bastante a demanda. Em março, o programa Cuidar Mais, criado pelo prefeito Marcus Alexandre, completou um ano e nós já atendemos mais de dez mil mulheres e 13 mil crianças”, conclui Jesuíta Arruda.
 Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM

Comentários