Prefeitura apresenta Novo Modelo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Cruzeiro do Sul

Publicado em 26/02/2018 - 18:53

 

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com a ONG CBCN (Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável), realizou durante três dias a apresentação do Novo Modelo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que será desenvolvido no município a partir do dia 05 de março. Classe empresarial, autônomos e associações de bairros participaram do evento, onde foram realizados todos os esclarecimentos sobre o tema.

O projeto é desenvolvido com base no cumprimento da Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo este um avanço necessário para o país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. O presidente da ONG CBCN, Alessandro Regino, explicou que Cruzeiro do Sul será a primeira cidade do Brasil a receber esse projeto inovador, que transformará lixo em energia, trabalhando ainda com reciclagem, gerando assim renda para quem trabalha nesta área, e executará  ações voltadas para educação ambiental. Segundo ele, com o desenvolvimento dessa tecnologia não existirá mais lixão nem aterro sanitário no município.

Foto: Assessoria

 

“Cruzeiro do Sul foi o primeiro escolhido no Brasil para desenvolver esse tipo de tecnologia. Existe uma programação, uma metodologia, onde gradualmente vamos com o lixo e com a biomassa gerar a energia para o município e resolver os problemas ambientais. Vamos desenvolver também todo trabalho na área de educação ambiental, educando as crianças na escolas, explicando o porque desse projeto e onde ele vai chegar, para que a sociedade inteira entenda que esse é um benefício para comunidade de Cruzeiro do Sul, e futuramente vamos agregar também os municípios vizinhos. Para nós será muito bom iniciar esse projeto ambiental na Amazônia. Cruzeiro do Sul se tornará vitrine nacional”, destacou o presidente da ONG.

O prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu toda sociedade que fez questão de participar do debate sobre o novo modelo de gerenciamento de resíduos sólidos a ser desenvolvido na cidade.

 “A CBCN é a ONG que assumirá no início de março toda organização dos resíduos sólidos da nossa cidade, e já está visitando as associações, instituições, organizações e presidentes de bairros. Todos também vieram aqui para debater esse assunto e fazer essa parceria de responsabilidade, que não é apenas do município, mas necessita dessa contrapartida das instituições organizadas para levar essa responsabilidade junto com a população. Para nós é um honra receber os técnicos da CBCN para explicar como será todo manuseio dos resíduos sólidos da nossa cidade a partir de março, e em breve termos mais novidades para população sobre essa parceria, que trará benefícios para diminuir o custo da taxa de lixo”, relatou.

Por Assessoria

Comentários