Prefeitura inaugura quadra do residencial Macauã

Publicado em 28/01/2018 - 02:39

A Prefeitura de Rio Branco inaugurou nesta sexta-feira, 26, a quadra Kleyson Fernandes Silva, no residencial Macauã, na região do Apolônio Sales, na parte alta da cidade. Adequada a diversas modalidades como futsal, basquete e voleibol, a quadra Kleyson Fernandes conta com cobertura metálica e arquibancadas. Na área externa, calçada, bancos em concreto, lixeiras em metal, bicicletário e paisagismo completam a estrutura que conta também com estacionamento para 18 veículos e espaço destinado à instalação de academia ao ar livre. Todo o projeto atende às normas de acessibilidade.
“Fizemos aqui o que os moradores esperavam. Um espaço como esse que é uma praça de eventos esportivos, culturais, era para eles um sonho, que hoje a gente tem a felicidade de entregar à comunidade”, declarou o prefeito Marcus Alexandre.
Construído com recurso próprio da Prefeitura e emenda parlamentar da ex-deputada Perpétua Almeida, o equipamento esportivo vai atender moradores como os do Residencial Macauã, Jenipapo, Santa Cruz, Abunã, contemplando 16 bairros da região. “Estar aqui hoje com o prefeito Marcus Alexandre para entregar esse espaço, ver a satisfação das mães, dos jovens que hoje tem um lugar para praticar esporte é motivo de muita alegria”, disse Perpétua Almeida.
O presidente da Associação de Moradores do Macauã, Claubanir Alves, destacou a importância do investimento para a comunidade “É o primeiro equipamento que vai atender todos os bairros da região, um local onde, principalmente os jovens, vão poder praticar esporte e ter novas oportunidades. A gente fica feliz e só tem a agradecer”.
Torneio marca início das atividades na Quadra Kleyson Fernandes Silva
Bastante prestigiada, a inauguração da quadra Kleyson Fernandes Silva reuniu moradores, lideranças comunitárias, e contou com a participação da secretária de Estado de Esporte, Shirley Torres, do presidente da UMARB, Gilson Albuquerque, além dos vereadores Eduardo Farias, Juruna, e lideranças comunitárias.
As atividades iniciaram ás 15h com o futsal. O primeira rodada envolveu 11 equipes do Infantil. Na sequência, os confrontos foram entre as equipes do Feminino e Master.  E à noite, logo pós a o ato de inauguração, a festa continuou com o torneio que envolveu 12 equipes do futsal Adulto.
“Esse é um espaço que a comunidade precisa, quer participar e merece. É uma prioridade do prefeito Marcus Alexandre tratar o esporte e lazer como política pública e o resultado dos investimentos a gente consegue ver por toda a cidade”, destacou o secretário Municipal de Esporte, Afrânio Moura.
A quadra do residencial Macauã foi a décima primeira no mesmo padrão entregue por Marcus Alexandre. Além dos espaços já construídos no Vitória, Aroeira, Belo Jardim, Carandá, Ilson Ribeiro, Jequitibá, Juarez Távora, Universitário III, Vila Nova Jerusalém, outros estão em construção na APAE do Conjunto Esperança, Vila da Amizade. Os investimentos garantiram ainda a construção de oito quadras de grama sintética, cinco quadras de areia, um campo de futebol society e 17 academias da comunidade, além da reforma e ampliação da praça e quadra do Conjunto Mascarenhas de Moraes e reforma da praça e quadra de areia do Conjunto Xavier Maia.
“Antes só tínhamos o Ginásio Coberto, hoje temos a felicidade de ter na cidade vários equipamentos como esse, que é um verdadeiro espaço de convivência. A comunidade está de parabéns”, disse o vereador Eduardo Farias.
Nome homenageia jovem incentivador do esporte no bairro
O nome do novo equipamento de esporte do residencial Macauã é uma homenagem da comunidade ao jovem que foi um dos grandes incentivadores do esporte no local. Kleyson Fernandes Silva, conhecido como ‘Pão de Milho’, nasceu no dia 21 de março de 1984. Filho de Manoel de Souza Silva, e Maria da Paz Fernandes Silva. Do pai e dos tios herdou a paixão pelo esporte.
No anos 90, a família reservou parte da terra onde morava para criação de um campo de futebol no Apolônio Sales. Com o pai, os tios e o amigo Jangito, Kleyson passou a integrar a primeira Escolinha de futebol do bairro, também criada pela família.
Já adulto, continuou o trabalho social na Escolinha, onde além dos fundamentos do futebol, compartilhou experiências e lições devida. Trabalho que realizou por muitos anos, até a participação Copão Comunitário, defendendo a camisa do Apolônio Sales.
Kleyson Fernandes faleceu no dia 15 de dezembro de 2014, aos 30 anos deidade, deixando órfão um filho de 04 anos.
“O Kleyson continua vivo em nossa memória. Esse espaço era um sonho dele. Hoje estar aqui participando desse momento, recebendo essa homenagem é para nós uma grande emoção”, declarou Jánoa Fernandes, irmã do jovem patrono da quadra do Macauã.
 Da Assessoria
Fotos Assis Lima

Comentários